quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A ÁGUA




O caminho da água

As chuvas são a principal fonte geradora de água doce na Terra. Depois de estudo das formas de acumulação de água na superfície terrestre, da infiltração nos solos, e da evaporação, pudemos observar que a água percorre diferentes caminhos.
Do total de água doce que cai sobre o planeta, a maior parte (64%) transforma-se novamente em vapor de água voltando á atmosfera através do solo (evaporação) e das plantas (transpiração). 25 % escoam sobre a superfície terrestre, dos quais grande parte (15 %) se infiltra na terra e vai alimentar as reservas subterrâneas. Apenas 11% escoam e chegam diretamente aos rios (veja o esquema abaixo).




Dentro do solo a água também circula, formando lençóis de infiltração. Onde a natureza das rochas permite, as águas afloram na superfície e formam fontes.
As fontes podem dar origem a rios ou lagos. Veja como tudo está encadeado. Por isso falamos em ciclo da água na natureza.




CLARA ÁGUA, CARA ÁGUA



  • ¾ da superfície do globo são oceanos e mares;

  • vista de longe, a Terra é pura água. Mais não é água pura;

  • 30% da população do planeta, já sofrem com a escassez. EX: Países africanos e do Oriente Médio sofrem secas permanentes. Mais a situação também é complicada em outros lugares: México, Hungria, Índia, China, Tailândia e nos Estados Unidos.

  • Tanto que uma revista econômica de renome da Inglaterra (THE ECONOMIST), afirmou que a água é uma mercadoria como a madeira e o petróleo, alertando também uma provável elevação no seu custo;

    Um leitor desinformado se espantaria: “Como pode custar mais caro um líquido que nós vemos todos os dias”?
    Acontece que 97% da água do planeta é SALGADA, não servindo nem para uso industrial;
    2% das águas mais puras da natureza estão nas calotas polares e nas geleiras em locais muito FRIOS e DISTANTES da população mundial.
    Lençóis subterrâneos, lagos, rios e a atmosfera guardam o 1 % restante. E é só este que está disponível para o nosso consumo.

    Este fato fica bem mais alarmante, ao saber que nos vinte últimos anos, somaram-se 1,8 MILHÕES de novas bocas e que este nível aumenta cada dia mais.
    90% deste crescimento populacional deverá se concentrar nas cidades.
    Para abastecer as cidades será preciso desviar metade da água que ia para a lavoura (IRRIGAÇÃO).
    Deste modo com o valor mais alto, quem desperdiçar água poderá até mesmo ser punido pela legislação.


    ÁGUA NO BRASIL

    Apesar de concentrar grande parte da água potável do mundo.
    40% é desperdiçado só nas redes públicas!!!

    Na grande São Paulo periodicamente falta água, apesar de receber varias chuvas e possuir vários rios.

    Na região norte, as reservas estão recebendo agrotóxicos, mercúrio dos garimpos.
    Alias, 63% dos 12000 depósitos de Lixo no Brasil estão em rios, lagos ou restingas.

    No Nordeste 17 milhões de sertanejos sofrem com a falta de água e a seca. Porém só agora que os brasileiros viram a importância da reciclagem da água, principalmente as indústrias. Isso que só aconteceu depois que empresas da iniciativa privada conseguiram boa economia de custo com a reciclagem da água utilizada.
    A Primeira a realizar este tipo de reciclagem foi uma industria de Londrina que fabrica café solúvel.


FRASE:


"A civilização sempre dependeu da água. Agora é o inverso: a água é que dependerá do nosso grau de civilização". Ricardo Arnt



Nenhum comentário:

Postar um comentário