quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ÁSIA DAS MONÇÕES

Aula para o 1º ano do Curso de Formação de Docentes - Colégio Estadual Santos Dumont
São Tomé - Pr Aula de Geografia





ÁSIA DAS MONÇÕES:


O sul e o sudeste da Ásia recebem o nome de Ásia de Monções. Onde reúne países localizados ao sul da china em uma área cortada pela linha do Equador e pelo Trópico de Câncer; é banhada pelos Oceanos Índico e Pacífico, além do Mar da China e outros menores em meio à Indonésia.

QUADRO NATURAL

No relevo dessa região encontramos ao norte um importante dobramento o terciário com elevadas altitudes, até mesmo ultrapassando os 8.000 metros: a Cordilheira do Himalaia. Encontramos também planícies aluviais, que acompanham cursos de rios. Geralmente, essas planícies são locais de elevada densidade demográfica e intenso aproveitamento do solo para o cultivo do arroz. Acompanham alguns dos mais importantes rios dessa região, como o Indo, o Ganges, o Bramaputra e o Mekong. Rios estes que nascem na Cordilheira do Himalaia ou no planalto do Tibete (China); até desaguar nos Oceanos Índico e Pacífico.
É nessa área que encontramos o Clima de Monções, ou seja, clima fortemente influenciado por um vento periódico: o vento de monções. Observe como ocorre:


Monções de Verão: ventos muito úmidos que sopram do Oceano Índico em direção ao continente asiático. Nesse período do ano formam-se centros de baixas pressão no interior da Ásia que atraem esses ventos provenientes das altas pressões no oceano, ocasionando fortes e prolongadas chuvas nas regiões litorâneas e vales de rios, acompanhadas de gravíssimas inundações. Em Bangladesh, com altitudes muito reduzidas, essas inundações fazem milhares de vítima e provocam grandes prejuízos.
Monções de inverno: apresentam o comportamento oposto com ventos secos que se dirigem do interior da Ásia para o Oceano Índico. Nessa estação do ano há uma inversão nos centros de alta e baixa pressão conforme descrito acima provocando um período de estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário